INFORMATIVO

VOLTAR

12/06/2017 - Edição XIII Doenças Virais e Bacterianas: Como se prevenir?


Edição XIII Doenças Virais e Bacterianas: Como se prevenir?

Em continuidade ao Programa de desenvolvimento interno, realizou-se no dia 12/06/2017, a palestra com o tema: Doenças Virais e Bacterianas: Como se prevenir?

A palestra foi ministrada pelo colaborador Renan da Cruz, o qual apresentou as principais Doenças Virais e Bacterianas e como se prevenir.

Definição:

Vírus são agentes infecciosos bastante diminutos, constituídos por ácido nucleico e proteína. Como são destituídos de células e só têm metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras específicas, não existe consenso entre os cientistas quanto ao fato de poderem ou não ser classificados como seres vivos. De qualquer forma, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, assim como algumas bactérias, tais como as clamídias.

Os vírus podem parasitar bactérias, plantas e animais. Na nossa espécie, por exemplo, tumores e uma gama de doenças, como catapora, herpes, rubéola, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, mononucleose, gripe, caxumba, hepatites e AIDS; podem ser provocados por eles. Algumas doenças não surgem mais de uma vez em um mesmo indivíduo, enquanto outras podem se apresentar em mais de um episódio.

A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados. 

O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas. Muitas vezes a única coisa que pode ser feita é se utilizar de medidas paliativas até que o vírus seja eliminado naturalmente; ou prevenir complicações e garantir melhor qualidade de vida ao paciente, em casos em que o vírus permanece, para sempre, no organismo. Diante disso, o ideal é se atentar à prevenção e, em muitos casos, a vacinação é a forma mais viável, barata e segura para tal.

Exemplos de doenças virais: Catapora, caxumba, conjuntivite, dengue, faringite, gripe, febre amarela, rubéola, sarampo, raiva, poliomielite...

Doenças bacterianas

Bactérias são organismos procariontes, com organização celular bastante simples. Exercem diversas funções ecológicas, como produtores e decompositores; e podem se relacionar com outros organismos, tanto de forma harmônica quanto desarmônica. Nesse último caso, podem parasitar a espécie humana. Bactérias exóticas, como os micoplasmas, clamídias e rickéttsias; e outras, como staphylococcus, streptococcus, são alguns organismos responsáveis por esse quadro.

Cerca de metade das doenças humanas são provocadas por bactérias. Essas infecções ocorrem geralmente pela inalação ou ingestão de tais organismos; e suas manifestações são variadas. Pele, sistema respiratório e sistema digestório são algumas das regiões que podem ser acometidas. A prevenção da maioria dessas doenças pode ser feita por meio da vacinação e adoção de medidas específicas, como lavar as mãos com frequência, e lavar e/ou ferver os alimentos antes de ingeri-los.

Exemplos de doenças bactérias: Cólera, coqueluche, difteria, cárie, meningite, pneumonia...

Sistema Integrado de Gestão

ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade
AS 9100 – Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial

Responsabilidade Ambiental e Ocupacional
ISO14001 – Sistema de Gestão Ambiental
OHSAS 18001 – Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional

Localização

Rua Prof. João Franco de Almeida Filho, 325
Éden CEP: 18103-012 Sorocaba/SP

Tel.: +55 (15) 3325-2119
(15) 3325-4176
(15) 3325-4465
(15) 99127-6328
(15) 4062-9177 (voip)


Anodizar Sorocaba Industrial

(15) 99127-6328
Anodizar Sorocaba Industrial Ltda - 2019 Kombi Design