1 - INFORMAÇÕES TÉCNICAS

ANODIZAÇÃO:

É um processo de oxidação forçada, com parâmetros eletroquímicos controlados, aplicado ao alumínio e às suas ligas.
A superfície do metal alumínio é transformada em uma película chamada Óxido de Alumínio ou Alumina (Al2O3), que apresenta elevada dureza (na Anodização Dura) e elevada resistência à corrosão.

ANODIZAÇÃO DURA

possui características muito específicas sendo utilizada, especialmente em peças e componentes técnicos, principalmente quando é possível substituir o aço pelo alumínio.
Aproveitamos as características obtidas no processo para situações onde necessitamos de:

CARACTERÍSTICAS DA CAMADA DA ANODIZAÇÃO DURA:

1) Camada e coloração

– A camada de anodização encontrada comercialmente é de 0,050 mm, mas pode atingir até 0,120 mm. A coloração natural característica varia do cinza ao preto, sem o uso de corantes ou sais metálicos.
A espessura da camada eletroformada está associada a vários fatores, como por exemplo: elementos de liga, temperatura, tempo, concentração da solução de anodização e a diferença de potencial elétrico adotado.

2) Elevada dureza

- Na escala Mohs, a dureza está entre o quartzo(7.0) e o topázio (8.0), ou 500 a 550 Hv para um ensaio de microdureza Vickers aplicado em uma camada de 0,060 mm e com carga de 100 g.

3) Resistência à abrasão

- Num ensaio Taber, o corpo de prova anodizado teve a menor perda de massa se comparado aos cromados, temperados e nitretados.

4) Coeficiente de atrito baixo

- Depende do grau de acabamento superficial original, porém o anodizado duro apresenta um coeficiente de atrito sempre menor do que o do alumínio que o originou.

5) Resistência elétrica

- O Al2O3 é um isolante elétrico de qualidade superior ao da porcelana.

6) Estrutura da camada eletroformada

- A camada de óxido formada se constitui de células hexagonais, onde temos óxido de alumínio amorfo no centro e cristalino na periferia, circundado de microporos. Através desta microporosidade podemos obter propriedades interessantes para a camada, como por exemplo: a impregnação dos poros com

PTFE

- polímero que reduz o coeficiente de atrito na superfície da peça, ou ainda, a impregnação dos poros com

PRATA

, quando desejamos ter camada resistente à abrasão e com ação bactericida.

2 - INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ANODIZAÇÃO:

- A anodização

é um revestimento formado

a partir da oxidação do alumínio resultando em Óxido de Alumínio, portanto não é um revestimento depositado sobre o alumínio. - A

anodização alterará o dimensional da peça

. As medidas anteriores ao revestimento deverão ser previstas no projeto de peças precisas para que, após a anodização, as medidas finais sejam obedecidas. - O total da camada de anodização formada é composto por:

50% da superfície para o exterior do alumínio (alterando o dimensional superficial) e 50% da superfície para o interior do alumínio (penetrando no material)

. Essa proporção pode sofrer variação que dependerá dos elementos de liga presentes no alumínio. - A anodização poderá ser formada em quase todas as ligas de alumínio. Alguns elementos de liga, em determinada concentração (ex: cobre e silício), poderão impedir ou

dificultar a formação da anodização

. Dependendo da concentração de alguns elementos de liga, a peça poderá sofrer dissolução durante o processo, provocada por um ataque eletrolítico no material. É muito importante informar qual a liga de alumínio usada na fabricação da peça a ser anodizada para evitar a dissolução. - A

recuperação de peças

com anodização antiga deverá ser analisada individualmente. Nesse processo as medidas precisas poderão não ser recuperadas. - Na maioria das ligas (com baixíssimo cobre) a coloração da anodização dura poderá variar

do cinza claro ao cinza chumbo

e dependerá de vários parâmetros, como por exemplo: camada da anodização, elementos de liga presentes no alumínio, acabamento superficial, etc. - As peças a serem anodizadas deverão estar

isentas de insertos metálicos

diferentes do alumínio ou titânio. Esses insertos serão danificados no banho de anodização atrapalhando a formação da anodização.

3 – INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS NA SOLICITAÇÃO DO ORÇAMENTO

Sistema Integrado de Gestão

ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade
AS 9100 – Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial

Responsabilidade Ambiental e Ocupacional
ISO14001 – Sistema de Gestão Ambiental
OHSAS 18001 – Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional

Localização

Rua Prof. João Franco de Almeida Filho, 325
Éden CEP: 18103-012 Sorocaba/SP

Tel.: +55 (15) 3325-2119
(15) 3325-4176
(15) 3325-4465
(15) 99127-6328
(15) 4062-9177 (voip)


Anodizar Sorocaba Industrial

(15) 99127-6328
Anodizar Sorocaba Industrial Ltda - 2018 Kombi Design